A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM SÍNDROME DE SJÖGREN

Geralmente detectada em pessoas com mais e 40 anos, a Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do paciente ataca células e tecidos saudáveis do organismo. O problema afeta principalmente as glândulas produtoras de saliva e lágrimas, provocando boca e olhos secos, como também em alguns casos pode causar distúrbios no fígado, pulmões, músculos e nervos.

Existem dois tipos de Síndrome de Sjögren. A Primária ocorre quando o paciente apresenta apenas os sintomas citados anteriormente, já a Secundária é diagnosticada quando a pessoa tem sintomas de outras doenças como lúpus e artrite reumatoide.

Não há uma definição exata do que causa a Síndrome de Sjögren segundo estudos médicos, tanto a genética quanto o ambiente onde a pessoa vive pode estar relacionado ao desenvolvimento da doença, mas especialistas ainda não garantem que há um gene específico para o problema ou mesmo algum comportamento que leve à síndrome.

A IMPORTÂNCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM SÍNDROME DE SJÖGREN

A acupuntura é considerada um dos tratamentos mais antigos da humanidade e ganha cada vez mais adeptos pelos resultados que traz. Atualmente é considerada uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e faz parte da Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde.

O foco da acupuntura no tratamento de pacientes com Síndrome de Sjögren é avaliar sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, funcionando como analgésico e anti-inflamatório, além de aumentar a produção de secreções. Além disso, é um tratamento que não provoca efeitos colaterais, o que proporciona ao paciente uma redução em seu nível de estresse e ansiedade.

OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA DOMICILIAR PARA OS PACIENTES COM SÍNDROME DE SJÖGREN

Quando se inicia um tratamento com acupuntura é normal que pacientes fiquem receoso pelo uso de agulhas, mas é de extrema importância que o mesmo se mantenha relaxado em meio à sessão. Pensando nisso, muitos pacientes têm optado pela acupuntura domiciliar, uma vez que estar em seu ambiente familiar o mesmo se sente mais confortável.

A exposição do paciente ao estresse da locomoção, do ambiente clínico, entre diversos outros fatores pode ser prejudicial a sua melhora, uma vez que pode propiciar ao mesmo desenvolver agitação ou indisposição, então o recomendado para estes casos é a realização do tratamento à domicilio. Destacando que todo o tratamento aplicado deve ser aliado ao acompanhamento médico para que possa ter uma visão mais precisa do quadro do paciente.