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/ Evite Doenças Cardiovasculares

O estresse familiar e profissional, os hábitos de vida sedentários, a falta de cuidados com a saúde e os maus hábitos alimentares contribuíram para o surgimento de pacientes cada vez mais jovens com doenças cardíacas. Por isso, a idade para o início da prevenção dessas doenças e do derrame cerebral passou dos 40 para os 20 anos. Os cuidados incluem:

- Controlar periodicamente o colesterol (gordura no sangue) e a pressão arterial;
- Evitar fumo e álcool em excesso;
- Praticar exercícios regularmente;
- Alimentação saudável rica em frutas, verduras e fibras. Evitar o consumo de alimentos gordurosos;
- Controlar o peso.

Irritabilidade, insônia e queda de rendimento, dificuldade na concentração, preocupação exagerada e até mesmo impotência sexual podem ser um sinal de alerta. Se os sinais se estenderem por mais de duas semanas, converse com seu médico.

Para combater o estresse, você deve procurar controlar melhor as emoções, dividir tarefas e responsabilidades e planejar melhor suas atividades.

1 - Consciência
A maioria de nós, em vista do volume excessivo de atribuições, não pára de analisar como as atividades são desenvolvidas e a quantidade de tensão colocada em sua execução. Tente descobrir os fatores que desencadeiam em você o estresse, quais suas reações e como minimizar seus efeitos.

2 - Organização
- Saiba decidir suas prioridades e assuma somente tarefas que você é capaz de desempenhar com segurança, satisfação pessoal e profissional;
- Melhore suas relações afetivas. Um bom equilíbrio afetivo vai influenciar beneficamente no seu estado emocional e físico;
- Se estiver muito tenso, procure uma atividade que lhe dê prazer e relaxe por alguns minutos;
- Procure manter uma fonte de lazer;
- Delegue atividades e aprenda a trabalhar em grupo;
- Procure ser mais compreensivo e menos exigente;
- Reavalie suas atividades e modo de pensar;
- Administre seu tempo, realizando uma atividade por vez.